quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro Rosa

Coincidentemente neste  mês, que é dedicado a luta contra o câncer de mama, eu fui fazer os exames de mamografia e ultrassonografia das mesmas.
Já havia feito uma vez, ha quase dois anos atras, a mamografia e, pelo que a médica disse, estava tudo bem. Sei que demorei pra fazer novamente, mas enfim, fiz hoje.
Na verdade, fui ao ginecologista e ela me pediu diversos exames. Não me surpreendi muito, pois afinal já estou com 44 anos e bem sei que temos que ter mais cuidados. Consegui marcar todos para os próximos dias e hoje comecei com estes.
Não sinto nada diferente fisicamente, mas as perguntas que me foram feitas durante o exame de ultrassonografia me deixaram preocupada. Primeiro que foi verificado a presença de alguns cistos nos meus seios. E segundo que, diferente do exame na mama direita, o da mama esquerda foi mais demorado e me foi perguntado se eu sentia dor (não, não sinto).

Depois fui fazer a mamografia. Como disse, já havia feito este exame, mas dessa vez foi diferente. Mais demorado, repetido algumas vezes, desconfortável e doloroso. Da outra vez não senti nada disso, pelo contrário. Cheguei a pensar do porquê as mulheres reclamarem tanto dele, pois o único incômodo que senti foi com a posição do braço que forçava minha axila na quina da máquina e doía um pouco por causa da pressão. Nem a mama espremida incomodou.
Dessa vez, talvez por ter ficado impressionada com as perguntas que me foram feitas e saber que existem cistos nos meus seios, com pergunta sobre sentir dor... sei lá, fiquei assustada. Tanto que tinha ainda algumas coisas pra fazer na rua e preferi ir logo pra casa, me recolher... Bateu um baixo astral, um certo medo. A gente nunca pensa que certas coisas podem acontecer conosco.
Paranóia minha. Espero. Tenho outros exames ainda pra fazer e depois levar pra doutora.
- Jaqueline, nada de neura, por favor. Não antecipe problemas. Não sofra por antecedência.
Está tudo bem.