domingo, 27 de outubro de 2013

Esperança

Eu, ontem e hoje fui trabalhar como fiscal de prova no concurso do ENEM 2013, na escola onde trabalho. Talvez por ter sido o primeiro dia, o senti mais tenso. As candidatas que fizeram prova na sala em que fiquei, todas mulheres, e Julianas, se mostraram tranquilas, o que apesar disso não impediu que a última a sair não conseguisse terminar de marcar todas as suas questões no cartão resposta. Um apena. Fiquei com dó. Mas regra é regra e, depois, eles mesmos nos entregam se tentarmos facilitar alguma coisa em seu favor. O segundo dia, hoje, foi mais tranquilo ainda, apesar da matemática e redação que me parece ser o que mais complicado pros candidatos, mesmo pra quem faz cursinhos preparatórios.
De todas Julianas que vieram ontem, uma só não retornou pro segundo dia das provas. Ou seja, já está reprovada. Fiquei curiosa. Por que será que ela não veio? Pensei logo num incidente, tipo atraso, por exemplo. Mas Lúcio, o colega que também foi fiscal de prova junto comigo, acha que deve ter sido porque a mesma pode ter percebido que não se deu bem na primeira prova, vindo a desistir de continuar. Será? Um desperdício.
Eu costumo levar até o final as coisas na qual me proponho. Bem, mas ninguém é igual a ninguém. E falando nisso, minha filha, aliás, meus filhos, Ingrid e Leonardo se inscreveram para esse ENEM, porém a Ingrid desistiu por saber que não estava preparada para a prova. E o Leo, apesar de saber que muito provavelmente, mesmo que consiga passar, não irá poder cursar a faculdade agora, porque, se Deus quiser, ele estará indo pro curso de sargento da aeronáutica no ano que vem, em Guaratinguetá, São Paulo. E depois, só Deus é quem sabe do futuro do meu filho. No mais, to feliz porque meu marido está vindo pra casa passar um fim de semana depois de quase 40 dias longe, trabalhando em Natal.
E é isso. Semana que entra com grandes expectativas, saudades e muita esperança.