sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Cobertas x Realidade

Tenho muitas coisas a fazer no dia de hoje, véspera de ceia de Natal. Muita coisa. E estou sozinha. Minha filha viajou. Meu filho também, mas ele já não mora aqui. Então, nesse Natal e réveillon, praticamente seremos somente eu e a minha mãe, e Celso, talvez, minha cunhada, e talvez meu irmão caçula que, logo deve sair com a namorada pra outros lugares. Se o dia de Natal na minha família sempre foi chato, esse ano vai ser pior ainda. Mas eu estou tentando abstrair. Orar, Jesus, o aniversário é dele, né? E a gente sempre acaba deixando de lado o real motivo deste dia, mesmo a gente que é católico, mesmo a gente que é cristão. Nos envolvemos tanto com os afazeres, os presentes, o movimento do dia, que esquecemos do real motivo do dia de Natal.
Eu tô desanimada, mais ainda hoje. E tem tanto pra se agir... Aí me bateu uma bad e me enfiei debaixo das cobertas de novo, às dez da manhã. Estava quase dormindo quando o telefone tocou e era dona Marinete pra falar da minha mãe. Ela trabalha na casa da minha mãe, é quem fica com ela durante o dia. E quando vi o nome dela no telefone pensei: não tem jeito, não dá pra ficar debaixo das cobertas. Dona Marinete me chamando pra a realidade!  Pra minha mãe, pra mim mesma, minha casa, pra roupa pra lavar, a comida pra fazer, banheiro pra lavar, compras a fazer pra ceia de Natal... E eu querendo só entrar e ficar debaixo das cobertas...