domingo, 5 de novembro de 2023

Um lamento

Há um mês atrás minha mãe era internada devido uma broncoaspiração que lhe acarretou uma infecção pulmonar. Foram 22 dias internada no CTI, intubada. 
Faz 10 dias, hoje, que ela foi morar no céu. Descansou da luta que vinha travando nos últimos meses com a doença de parkinson, que já avançada, dificultava sua deglutição e seus movimentos, numa forte rigidez muscular. 
A sensação é estranha. Meus domingos, antes tão exaustivos, ficaram estranhamente vazios. Minha rotina modificada nos últimos 4 anos, mudou de novo.
Minha mãe foi muito por nós, seus filhos. E eu fico me perguntando se fomos um pouco do que ela foi por nós, para ela. Acho que não. Da mesma forma, vejo que sou muito pelos meus filhos, e percebo que eles não são tanto por mim. No geral, pais costumam fazer muito pelos filhos, que se acostumam só a receber, sem muito lhes doar. 
Isso não é uma cobrança, é só uma constatação. E um lamento.