sábado, 13 de julho de 2019

Menah

Menah está com 4 anos e sempre esteve bem de saúde. Há dois meses começou a ficar estranha. Antes serelepe e enlouquecida pela sua bolinha,  pela primeira vez mostrou-se amuada, apática, e sem ânimo nem pra brincar com sua bola. Observando, percebemos que que não queria comer, brincar e depois descobrimos que estava com febre. Em contato com uma amiga que tem bastante experiência com cachorros, fomos orientados a dar a ela algumas gotas de dipirona. Acreditei, no início, que podia ser algum problema no estômago, algum incômodo, que podia ter comigo algo que não lhe fez bem e por isso estivesse amuadinha. Mas a coisa foi piorando, ela sem querer comer, emagrecendo e nada de querer brincar com sua bolinha, coisa que ela adora!
Bem, após perceber que não melhorava e que a febre estava constante, fomos levá-la ao veterinário. Diagnóstico provável: doença do carrapato. Como assim? Ela não estava com carrapato, pulga, nada! Era uma suspeita inicial. Fomos informados de como acontece a infecção e então iniciamos o tratamento para melhor investigação e cuidado: colírio, porque seus olhinhos ficaram bem irritados, exame de sangue, antibiótico, suplementos e omeprazol, por 30 dias, inicialmente. Também ultrassonografia, mais exame de sangue, aplicação de injeção medicamentosa e continuação dos remédios por mais 15 dias. O quadro era todo de sintomas da doença do carrapato. Perdeu rapidamente quase dois quilos. Como não queria comer, durante um tempo tivemos que parar com a ração e fazíamos arroz integral, com carne moída e legumes. Assim ela comia, pouco, mas comia. Começou também a fazer cocô e xixi dentro de casa, coisa que não fazia. Era praticamente todo dia que encontrávamos suas caquinhas moles e muito xixi pela casa, pela manhã, ao levantarmos. Quando seu cocô começou a normalizar, Celso ficava tão feliz que dizia que ela podia fazer na casa toda, desde que víssemos sua melhora. E ela foi melhorando. Hoje ela está muito bem, graças a Deus. Ainda tem um exame de sangue pra fazer, no próximo dia 26, que esperamos ser o último, com resultados positivos.
É. Foi uma luta. E com um bom gasto de dinheiro de repente, sem esperar. Mas quem espera doença, né? O importante é que agora ela está boa e feliz. É a nossa princesinha sapeca!