sábado, 25 de fevereiro de 2023

Meus domingos

Há cerca de 3 anos meus domingos não são mais os mesmos e, provavelmente, continuarão sendo como hoje estão ainda por um bom tempo. Sinto falta dos domingos sem compromisso, sem obrigações extras, sem precisar fazer nada para ninguém... só com meus afazeres de um dia comum.
Hoje tem a minha mãe que precisa de cuidados, precisa de alguém para estar e cuidar dela. E domingos são dias emblemáticos. Dia de descanso, de relaxar, passear, ir a praia, almoçar com a família, amigos, comemorar aniversários, ir ao cinema, enfim, um dia diferente, de lazer. Mas para mim não. Domingo, depois que o meu pai morreu, eu fico com a minha mãe e tudo o que isso compreende. Ela foi diagnosticada com Parkinson e desde então, cuidados específicos são necessários. Ela não anda mais, a não ser com apoio de alguém. Não tem nenhum equilíbrio e nem andador resolve. Usa fraldas, pois não tem mais autonomia motora para seus cuidados e necessidades fisiológicas. Tem o corpo enrijecido, sintomas da doença. 
Domingo meus irmãos cuidam da vida deles. Domingo eu cuido da minha mãe e das minhas coisas. E às vezes, me sinto cansada, simplesmente com vontade de não fazer nada, nem de cuidar dela, nem de ninguém. Mas não posso. E isso muitas vezes me atormenta, ainda que seja minha mãe, ainda que ela precise de mim. E não só de mim, mas dos três filhos. Só que domingo estabeleceu-se que eu é quem tenho que ficar com ela. E isso aconteceu naturalmente, porque não tenho uma vida social ativa, não sou de sair. Só, que às vezes, eu não quero fazer nada, eu não quero ter esse compromisso. Queria ficar só, na minha casa, sem ter que me preocupar em ter que cuidar de alguém, ainda que esse alguém seja minha mãe. É errado ter esses sentimentos? Isso me atormenta. Me deixa mal.