sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Saúde

Hoje é sexta-feira. O primeiro dia de carnaval. Primeiro dos cinco que o povo se dispôs a curtir nesses dias de folia. Quando eu era criança, lembro das sextas mais animadas, já com bastante movimento de carnaval. Mas, os carnavais de rua foram acabando, enfraquecendo, e foram se concentrando nos centros das cidades, onde há desfiles de blocos e escolas de samba. 
Eu aqui falando de carnaval, folia, alegria, farra, festa, mas preocupada comigo, com a minha saúde. Daqui a doze dias farei 54 anos. Não sou tão velha ainda, mas, sabemos que o tempo, quanto mais vivido, mais desgastes. Nunca fui adepta a exercícios físicos e eu sei que isso me prejudica muito. Não sou alimentarmente educada. Sobrepeso, endometriose, pré-menopausa, lombalgia, síndrome do carpo, cansaço físico e mental. Ando me sentindo bem cansada nos últimos anos. Sei que tenho que fazer alguma coisa, mas não faço. E talvez por isso, sinta que a minha vida não vá muito longe. Isso me assusta? Sim. Afinal, ainda que a vida não esteja satisfatória, ninguém quer morrer. Pensar na morte é esquisito, porque tem horas em que você pensa que é melhor que tudo acabe logo, mas em outras, você se enche de pânico em pensar ficar sem seus filhos, companheiro, cachorros, sua casa, suas coisas que você lutou tanto para conquistar. E como vão ficar sem você? Eles ficam. E ficam bem. Essa dicotomia é terrível. 
Mas, hoje começa o carnaval. Pra quem ama, a melhor e maior festa do ano. Não é o meu caso, não ligo. 
Segunda-feira, daqui a dez dias, muitos voltam a rotina. Pra mim, tudo igual.