segunda-feira, 17 de julho de 2023

Sexualidade

O que você faz quando sua filha chega para você e diz: "mãe, eu me apaixonei por uma garota. Não era uma coisa que eu esperava porque nunca tinha sentido nada em relação a isso, mas de repente eu me apaixonei por uma garota."
Em dezembro do ano passado eu tive essa surpresa e confesso que num primeiro momento me senti atordoada. Nunca tinha visto nada, traço nenhum em meus dois filhos que pudessem levar, um dia, a essa realidade. Ela viajou para Pernambuco para conhecer a pessoa por quem, a princípio, se apaixonou pela internet. Não me disse nada sobre seus sentimentos porque, precavida, viu que tudo poderia ser só uma ilusão e, por que falar de uma coisa que poderia não ser? Mas foi. 
Lidar com essa nova realidade não foi exatamente fácil pra mim, mas também não foi tão complicado e nem demorado de aceitar. Porque eu amo muito os meus filhos e tudo o que eu quero nessa vida é que eles sejam felizes, se sintam confortáveis, estejam bem e se sintam leves. Assisti minha filha durante muitos anos ter crises de ansiedade, sem saber exatamente como agir. Uma impotência que maltrata demais. Você não pode muitas coisas. Momentos de angústias como esses, criam angústias infinitamente maiores. Sofre todo mundo que te ama. E pra quê tanto sofrimento, mais sofrimento?
Nesse mês de julho, enquanto eu estava em Brasília, na casa do meu filho, a minha nora veio passar uns dias em nossa casa. Eu já sabia, a Ingrid já tinha me falado. E tudo bem. Retornei dois dias depois que ela chegou. Conheci a minha nora. Gostei dela. Não senti nenhuma sensação estranha, nada de intuição ruim, e meu coração continua tranquilo. Tudo se encontra em harmonia. Isso me deixa muito feliz e tranquila. E me dá paz. Perfeição não existe. Mas amor, vontade que as coisas dêem certo, compreensão e respeito, têm de sobra.