domingo, 6 de agosto de 2023

Sem estruturas

Minha mãe tem piorado progressivamente. Tem tido engasgos mais fortes e frequentes e com isso sua respiração fica muito alterada. Geme o tempo todo. Dificilmente consegue ficar quietinha, mesmo deitada. Seu descanso não parece que descansa. Aparentemente parece sofrer muito quando come ou bebe ou toma seus remédios. Não sei o que sente, não sei se a dificuldade de engolir dói, não sei. Já não se entende quase nada do que ela fala, pois é uma fala muito embolada. Quando pergunto se está sentindo dor, diz que não. Não sei. É muito triste e inquietante olhar pra ela nessas condições. Não saber o que fazer pra ajudar a melhorar é desesperador. Tenho pedido a Deus que possa terminar com sua agonia. Um milagre ou o descanso final. Eu não tenho estruturas pra vê-la assim. Cada dia é mais um dia de angústia pra mim. E assim começo a ter medo do meu futuro, da minha velhice. Meus pais não tiveram a sorte de envelhecer bem e com saúde. Ambos adoeceram cedo, igualmente aos 69 anos. Meu pai ficou quase 12 anos acamado, com sequelas de um avc, e minha mãe está há 4 anos sofrendo com os sintomas do parkinson.
Tenho medo. Comecei a sentir medo.