quarta-feira, 17 de maio de 2023

Relação médico-paciente

Como eu disse anteriormente, tô indo a médicos e fazendo alguns exames que estão sendo solicitados. Acabei de chegar de uma endoscopia digestiva; fiz uma ressonância da pelve no final da semana passada; no início dessa semana, uma ultrassonografia do abdome total. Ainda tem uma colonoscopia que só consegui marcar lá pra frente, daqui há dois meses ainda.
Final dessa semana retorno ao ortopedista para levar o resultado do exame de eletroneuromiografia que ele pediu. Tudo indica que tenho síndrome do carpo.
Ontem fui no clínico e solicitei exames de sangue. Iniciei um processo de gripe, resfriado, virose, sei lá o quê. E tô com a garganta irritadíssima, rouca, tossindo e com catarro. O médico passou um xarope e pediu um RX de tórax... mais um exame.
A parte ruim disso tudo, pra mim, tá sendo a relação médico-paciente. Eu não sei onde foi parar o acolhimento da parte deles para conosco. Chegamos com a nossa queixa, preocupados com nossa saúde, fragilizados... e nos deparamos com profissinais que muitas vezes nem sequer olham pra a gente. São frios, parecem máquinas. Muitas vezes eu me sinto até constrangida de estar doente e precisando desse atendimento. Bate uma descrença e uma falta de confiança que não deveria existir, pelo contrário. Saio do consultório muitas vezes desanimada pelo desgosto que sinto. Mas eles são os médicos. E nós, meros pacientes aflitos que precisam deles, mesmo que desse jeito ruim.