sexta-feira, 26 de maio de 2023

Vamos falar da preguiça

Eu lembro que eu gostava de manter a minha casa organizada, arrumada, com as coisinhas no lugar. Até eu perceber que eu era sozinha nesse movimento, que não tinha ajuda. A obrigação era minha (?). Eu trabalhava fora e ainda tinha que limpar e arrumar tudo o que eles desarrumavam. Retirava as coisas que eles largavam pelo caminho, ajeitava tudo e eles desarrumavam de novo. Então eu cansei. Só que acho, abri um portão para a preguiça, que veio tomando conta de mim. E não é uma preguiça só de arrumar casa, é uma preguiça de tudo. Tomou conta de mim de um jeito que tenho preguiça de me arrumar, de sair, viajar, me divertir... Pra dizer a verdade acho que um espírito preguiçoso se apossou do meu corpo e não saiu mais. Simplesmente não sinto vontade, tenho pre-gui-ça. 
No meu trabalho é que as coisas seguiram normais, não sei se pelo fato de ser o meu ganha pão, o que mantém a mim e minha família, mas nessa parte as coisas se mantiveram iguais. Mas só com o meu trabalho propriamente dito, porque para encontros e festinhas da firma, não tenho vontade. Me tornei meio anti-social, sei lá. Fiquei com preguiça de gente. Percebi que prefiro ficar no meu canto e não incomodar ou precisar de ninguém. Sei que dizer "não precisar de ninguém" pode parecer um pouco pesado, mas é não precisar no sentido de não ter que pedir favores. Eu procuro me bastar dentro das minhas necessidades e incomodar menos possível o outro. Característica minha. 
A preguiça é um mal, eu sei. É um pecado capital, então o negócio é bem sério. Mas sofro desse mal. Que Deus tenha misericórdia de minha alma.