terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Irmãos

"Ter um irmão é ter a melhor parte da infância guardada em outro coração."

Essa frase me fez pensar na minha infância com meus irmãos e na infância dos meus filhos. Infâncias vividas diferentes. Ou eu esqueci de muita coisa ou não tive com meus irmãos, a interação que vi meus filhos terem na infância entre si, e que existe até hoje. Não levando em consideração os defeitos que cada um tem, que leva a brigas e mágoas, e que também faz parte. Mas eu não tenho lembrança de uma infância de amizade entre mim e meus irmãos, de amor, de proteção, de ciúmes. Lembro de brincadeiras, de algumas brigas. Lembro muito das muitas e grandes surras que nossa mãe dava na gente. Éramos crianças sendo crianças com uma mãe que não tinha muita paciência ou que aprendeu que também tinha que bater pra educar, porque ela contava que apanhou muito também da minha avó. Sei lá.. Mas nós não tivemos uma infância ruim, não. Mas não lembro de afeto entre nós. Essas coisas de amor, carinho, de sentimentos, não se esquece. Eu não esqueceria. Ou esqueceria? Não, acho que não. Se bem que eu sempre fui muito desligada, e talvez não tivesse percebido enquanto crescia, as coisas que aconteciam, até mesmo esses sentimentos. Pensando agora, me sinto estranha, por tanta coisa que não prestei atenção. 
Hoje sinto falta dessa afetividade entre irmãos. Eu sou a mais velha. Com meu irmão do meio me sinto sem jeito. Tenho mais proximidade com o caçula. Mas não temos intimidade de irmãos, nunca senti que tivemos. Nós damos bem , mas sem essa característica. Queria ter.