sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Velhice

Uma coisa que eu nunca pensei tanto foi sobre a minha velhice. Agora penso sempre. E confesso que tem me assombrado a idéia de envelhecer doente, ficar dando trabalho e sentindo dores, incapaz das menores coisas. Depender de outro(s). Tenho pensado muito nisso. E fico triste com os pensamentos. Sinto angústia. Vi meus pais que envelheceram doentes. Não sabemos como vamos chegar lá. Nem quando. Com que idade somos velhos? Estou perto de fazer 55 anos. E ao mesmo tempo que não me acho velha, também me sinto velha, envelhecendo cada vez mais rápido. É estranho. Principalmente porque tenho vertigens, tonturas que já me acompanham há um tempo, coisas esquisitas que me dão medo. Fui a médicos durante quase todo esse ano: otorrino, cardio, neuro, gastro, nutri, gineco, endócrino, pneumo, faço terapia. E fiz vários exames. Descobri pólipos que foram retirados. Dizem que está tudo bem, mas não me sinto bem. A ansiedade toma conta. Aliás, quem hoje em dia não tem crises de ansiedade? Parece uma epidemia. É muito doido tudo isso. Uma angústia, uma pressão no peito, uma tristeza que bate, medos...