sábado, 30 de dezembro de 2023

Nada

Acordei. Senti o corpo cansado e doído. E veio o sentimento de angústia. E eu pensei no meu nada. Há tempos não tenho animação, força, tesão. Não tenho vontade de nada. 
Esse ano vivi perdas. Perdas que ao longo de toda minha vida não tinham me machucado tanto. Perdi um primo muito próximo, com 50 anos, de infarto; perdi minha mãe que já vinha doente e cada vez mais numa condição muito difícil; perdi minha cachorra Menah, minha companheirinha, meu docinho, com 8 anos, e não sei o que aconteceu. Estava bem e se foi subitamente, muito cedo. 
Esse também foi um ano de muitas idas a médicos e de vários exames realizados, depois que comecei a sentir tonturas e sensações de flutuação ao caminhar, coisas estranhas com meu corpo e sentidos. Graças a Deus nada grave foi diagnosticado. Confesso que tive medo das respostas. Falam muito da vacina da COVID, de suas reações e consequências, a longo e até curto prazo... Será? Não sei. Na verdade, me recuso a acreditar nisso. Mas ainda sinto coisas esquisitas, as tonturas, vertigens, sensação de morte iminente. Como se eu fosse ter um mal súbito. Sinto medo nesses momentos. E fico esperando ver o que vai acontecer, tentando controlar minha respiração e o pânico que bate.
Os exames não deram nada que justificassem meus sintomas. Mas vivemos tempos de ansiedade. E ansiedade também causa esses sintomas. Será ansiedade, então? Também estou na pré menopausa - há tempos e fui diagnosticada com adenomiose uns anos atrás - que também pode ser responsável pelas coisas que venho sentindo, pois a redução da produção dos hormônios femininos causam muitos danos. Será pré menopausa, então? Eu não sei. Mas já estou colocando nessa conta. Enquanto não for diagnosticada com algo sério, que justifique meus sintomas, enquanto eu não tiver um mal súbito (que Deus me proteja!), eu vou pôr na conta dessa minha longa pré menopausa, responsável por tantos danos na saúde da mulher. 
Esse foi um ano tenso pra mim. Não consegui ter leveza, vivi sentimentos angustiantes. Agora, espero que ao término desse ciclo que já já se encerra, eu possa sentir a leveza da vida que não senti. Ter boas esperanças. Viver melhor. Me surpreender. Me superar.