domingo, 9 de abril de 2017

99/365 - Do lar

Minha mãe me ensinou os serviços domésticos e a importância de uma casa limpa desde pequena. Limpeza, asseio, higiene.
Tem uma frase que circula pelas redes sociais que diz que a vida é muito curta pra ficar limpando a casa todo dia. E eu acrescentaria que assim também se economiza produtos de limpeza e gasto de energia. Mas, isso não me conforta. Quem não gosta de uma casa limpa? Eu gosto de casa limpa, agradável, cheirosa.
Durante muitos anos, limpei, varri, lavei, esfreguei, espanei... Nem sempre com vontade, mas fazia porque era parte da rotina e das minhas obrigações diárias de aprendiz de dona de casa.
Antes de casar, depois de casar, depois de separar, casando de novo. Com filhos pequenos, com filhos adolescentes, com filhos adultos. Uma rotina que com o passar dos anos foi me cansando. Principalmente depois que percebi que a única pessoa que tentava manter a casa limpa e em ordem era eu. Então, aos poucos, fui relaxando, fui desistindo daquela obrigação diária. Fui deixando a vassoura encostada por mais tempo. Isso me fez sofrer e ainda faz ao ver minha casa suja e desarrumada.
E pior, ninguém percebeu meu cansaço e desânimo por não ter colaboração em manter a casa em ordem. Mesmo quando eu pedia ajuda. Com o passar do tempo, e pra piorar, adquiri dores na coluna que dificultaram a função de limpar, lavar, esfregar, abaixar, levantar. Então decidi que faria quando batesse a disposição ou em caso de visita ou festa. E assim minha casa segue, na maioria dos dias, suja e empoeirada. E ninguém se mexe pra dar uma mãozinha, a não ser que eu peça. E que mesmo assim, "esquecem". Mas dificilmente peço. Não acho, sinceramente, que tenha que pedir. Afinal está na cara a desorganização e sujeira. Não moro sozinha. Então, quando acontece de bater a disposição (ou haver uma festa ou previamente eu saber da visita de alguém), eu me obrigo a faxina. Isso porque ainda sinto vergonha de alguém chegar e ver minha casa tão suja. Sim. Tenho vergonha. Mas não aguento mais essa vida de empregada da minha família. Se houvesse a colaboração de todos, com certeza nossa casa estaria sempre limpa, arrumada e cheirosa. Isso é uma queixa? É sim. Ando muito cansada, além de que minha coluna fica em frangalhos quando faço a limpeza, que costuma ser pesada devido a sujeira acumulada. Mas é desse jeito que vou levando. E assim vou levando até quando der.