quinta-feira, 2 de novembro de 2017

306/365 - Dia de finados

Minha família nunca teve o hábito de visitar túmulos de familiares ou amigos no dia de finados. Essa tradição brasileira nunca fez parte da minha rotina. E pelo que eu sei, nem da minha vó, mãe ou tias. Todo ano nessa época, muitas pessoas vão ao cemitério visitar os túmulos de entes queridos. Na época da minha adolescência, quando participava do grupo jovem na igreja católica, e estava ligada aos seus rituais, cheguei a ir numa missa no cemitério do bairro, juntamente com outros jovens e fiéis da igreja, num dia de finados. Mas não é uma coisa que faz parte de mim. E creio que nunca será. Para quem sente a necessidade dessa prática, se lhe faz bem e alivia a alma, é muito válido. O que importa é estarmos bem conosco e com nossas crenças. E com a lembrança das pessoas amadas que já não estão mais nessa vida, mas em nossos corações.