segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Onicofagia

Eu estou desde o dia 22/11/2019 sem roer as unhas. Até aqui, 60 dias de resistência. Mas tô começando a encostar minha unha no dente, devagar, de novo... retiro rápido, to resistindo, mas tenho medo de fraquejar.
Vício, compulsão, mania, mau costume, sei lá. Só sei que é assim. Toda a minha vida foi assim. E a vergonha das minhas mãos me acompanha desde sempre também.
Fui procurar:
"A causa do hábito ainda não se sabe. Porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aquelas que não têm a onicofagia. Geralmente a onicofagia é causada por estresse, ansiedade, ou até mesmo por uma mania."
Nem sempre me percebo ansiosa quando rôo minhas unhas. Muitas vezes é do nada, e percebo quando já tirei uma lasquinha. Acho que é mania mesmo. Um vício. É assim que sinto