quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Depressão

Muitas vezes achei que podia estar com depressão, mas sempre neguei a mim mesma, porque apesar de tudo o que sentia, não podia me dar ao "luxo" de desabar. Aguentei o que pude, e ainda sigo aguentando. Mas tá muito difícil. Cada vez mais difícil.

- Tristeza persistente✓
- Sentimentos de angústia✓
- Perda de interesse e prazer pela vida✓
- Rebaixamento do humor✓
- Irritabilidade✓
- Emotividade✓
- Ansiedade✓
- Desmotivação✓
- Baixa autoestima✓
- Sensação de desamparo✓
- Sensação de impotência diante das situações da vida✓
- Sentimentos de inutilidade✓
- Desânimo e cansaço frequente✓
- Culpa✓
- Desesperança✓
- Alterações no sono✓
- Letargia✓
- Dificuldade de concentração✓
- Perda da libido✓
- Perda da vontade de se cuidar✓
- Desinteresse em interagir social e afetivamente✓
- Ideação suicida
- Alterações no apetite
- Pensamentos de auto lesão
- Baixa no sistema imunológico

Esses são sintomas que uma pessoa com depressão pode apresentar. E eu me identifiquei em vinte e um deles... Não me percebi nos últimos quatro. Ainda. 
A ficha caiu.
Eu tenho depressão. 
Eu me sinto só.