domingo, 18 de janeiro de 2009

17/01/2008, quinta

Falando de amizade

Dizem que quem tem um amigo, tem um tesouro precioso. As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. Há muito se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver.
É verdade, os amigos são necessários nesses momentos. Mas, talvez, a amizade maior seja aquela em que o amigo seja capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória, e vibrar com essa glória. Não ter inveja. Não querer destruir o troféu conquistado. Aplaudir e se fazer presente. A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que com generosidade se distribuiu. Por isso espero ser sempre fiel aos meus amigos. São poucos, mas são preciosos.
Que eu não sofra do mal da inveja que junto traz outros desvios, como a fofoca, a terrível fofoca que humilha, que maltrata, que faz sofrer...
Que o sucesso do meu amigo me impulsione a construir o meu caminho, e que jamais eu tenha ânsia de querer atrapalhar sua subida.
Quero ser leal, saber ouvir sempre e falar quando for necessário. Que meus amigos permaneçam para sempre. E que, nessa jornada, a gente possa conviver sempre em harmonia.
Ter amigos é uma dádiva!